A calvície feminina
Há uma série de razões pelas quais as mulheres perdem os cabelos. A razão número um é a alopécia androgenética, geralmente causada por desequilíbrios hormonais e geralmente acontecendo entre os trinta e os quarenta anos de idade, ou seja, mais tarde do que nos homens. Isso não quer dizer que todas as mulheres com queda de cabelos têm problemas hormonais, por isso, se você começar a experimentar a perda de cabelos, o primeiro passo para identificar a real causa seria fazer uma visita ao seu ginecologista e solicitar exames médicos.
Outra razão para a perda de cabelo em mulheres está relacionada ao uso de medicamentos, por isso certifique-se de checar a lista de efeitos colaterais na bula dos remédios que você toma. A perda rápida de peso é outra causa que faz com que as mulheres tenham perda de cabelos. Há também uma série de condições médicas e psicológicas que causam ou resultam em perda de cabelos, tais como a gravidez, deficiência de zinco e ferro, excesso de vitamina A e até mesmo um desequilíbrio da tireóide .
A calvície pode ser absolutamente devastadora para a auto-estima e bem-estar emocional. A Velazquez reconhece que a perda de cabelos é uma condição que altera seriamente a vida das mulheres, a nossa equipe tem ajudado milhares de mulheres a encontrar soluções personalizadas para a perda de cabelos. Nossos produtos, técnicas e serviços são incomparáveis em termos de qualidade com outras soluções encontradas no mercado.
Quer saber mais? Agende aqui a sua entrevista gratuita e sem compromisso
Agende aquiQuimioterapia
Quando uma mulher é diagnosticada com câncer o mundo dela parece virar de ponta-cabeça
E frequentemente o tratamento envolve cirurgia, radiação ou quimioterapia que pode resultar na perda de cabelos. A quimioterapia consiste na administração de drogas que destroem rapidamente as células reprodutoras do câncer. Muitas vezes, a perda de cabelos durante o tratamento de quimioterapia pode ser um fator emocional ainda mais devastador do que o diagnóstico de câncer em si. A boa notícia é que uma vez terminado o tratamento o cabelo volta a crescer novamente.
Fornecemos às nossas clientes atendimento específico em um ambiente discreto com toda a privacidade, além de produtos e serviços de qualidade internacional. Mantemos uma linha especial de perucas e próteses para pessoas que perdem cabelos em consequência de tratamentos médicos ou cirúrgicos. Nossa equipe dedicada irá ajudá-la na escolha da produto perfeito para seu estilo de vida, preparando e entregando a você os seus novos cabelos.
Ajudaremos na recuperação de sua imagem, no resgate de sua autoestima e nos colocamos ao seu inteiro dispor para informações adicionais, para isso, basta entrar em contato com nossa central de atendimento através do telefone (11) 3872-2944.
Dicas - Perucas:
Para pacientes em tratamento de quimioterapia.
· Comece a procurar por uma peruca antes que você comece a perder seus cabelos, principalmente se quiser fazer uma peruca sob medida, pois estas podem levar 30 dias ou mais para serem confeccionadas.
· Dê preferencia por estilos de perucas simples, pois será mais fácil para você se acostumar.
· Durante o tratamento de quimioterapia, muitas vezes, você terá a perda completa de seus cabelos. Ao primeiro sinal de queda de cabelos, alguns pacientes escolhem raspar os seus cabelos, devido aos seguintes fatores: a. Raspar a cabeça elimina o embaraço da perda do cabelo. b. Raspar a cabeça é menos traumático do que atravessar o processo real da perda do cabelo.
· No caso da prótese capilar confeccionada em base de silicone e/ou monofilamento, esse tipo de produto deverá ser fixado ao couro cabeludo única e exclusivamente através de fita adesiva dupla-face do tipo hipo-alergenica. À noite, a prótese deve ser retirada para lavar e deixar o couro cabeludo respirar. Na manha seguinte, o adesivo deverá ser reposto antes da prótese capilar ser usada novamente. Esse procedimento deve ser efetuado diariamente.
· Temos consultoras especializadas que irão ajuda-la a escolher uma peruca certa para as suas necessidades. Trabalhamos e temos parceria com clínicas, institutos e hospitais que recomendam nossos produtos e serviços.
Perguntas Frequentes - quimioterapia
Já adiantamos algumas de suas dúvidas aqui.
-
O paciente com câncer pode utilizar perucas naturais e sintéticas, indiferentemente?
Sim, o paciente pode usar tanto uma peruca de cabelo humano como uma de cabelo sintético. Inclusive as perucas de cabelo sintético são mais fáceis de usar e cuidar, pois após lavar a fibra sintética não perde a forma. Já, as perucas de cabelo humano pedem um pouco mais de atenção, pois em certos casos após lavar é necessário fazer uma nova estilização da peruca fazendo o uso de secador, chapinha, babyliss e etc. Portanto, se a peruca for confeccionada com cabelo sintético de boa qualidade essa é a melhor indicação para casos de pacientes com câncer, pois dá menos trabalho para cuidar no dia-a-dia.
-
Uma peruca de cabelo humano pode ser melhor para mim?
Uma peruca de cabelo humano é provavelmente o tipo mais popular e mais caro de peruca, mas também é o mais versátil. Ao contrário da opção de cabelo sintético, a peruca de cabelo humano pode ser personalizada e colorida para combinar com a cor que você tinha antes da perda de cabelos. Além disso, a peruca de cabelo humano é muito flexível, já que o estilo pode ser alterado com as mesmas ferramentas que você está acostumada a utilizar no seu próprio cabelo, como secador, chapinha e baby-liss.
-
Quando eu deveria comprar uma peruca?
A melhor época para comprar uma peruca é logo após o seu médico prescrever o tratamento. Você certamente vai querer comprar sua peruca logo antes ou logo depois de começar a quimioterapia, antes que seus cabelos comecem a cair. Também é útil e relevante trazer algumas fotos de como era o seu cabelo no passado para que possamos recriar esse visual.
-
Uma peruca sintética é a melhor opção para mim?
O cabelo sintético é ótimo para uma mulher que procura uma peruca fácil de manter no dia-a-dia ou uma alternativa menos dispendiosa. Em muitos aspectos as perucas sintéticas são mais fáceis de usar e cuidar, pois o seu estilo é construído e memorizado na fibra sintética, mantendo a forma intacta dia após dia, mesmo após a lavagem. Apesar das muitas opções de cor disponíveis, pode ser um pouco difícil se encontrar uma correspondência de cor perfeita. A maioria das mulheres que optam por perucas de cabelo sintético acabam se contentando com uma cor ligeiramente diferente do que elas estão acostumadas, uma vez que a cor dos fios das perucas sintéticas não pode ser alterada. As novas tecnologias nos dão hoje mais opções, como as perucas de cabelos implantados fio-a-fio e fibras sintéticas que resistem ao calor. Mais de 80% de nossas clientes em tratamento de quimioterapia optam por comprar perucas de cabelos sintéticos.
-
Tenho ouvido muito sobre as próteses capilares que são coladas no couro cabeludo. É uma boa opção para mim?
Não, é provavelmente um dos maiores erros que as mulheres fazem quando procuram uma opção de cabelo humano. A prótese capilar em si não é o problema, o problema reside no tipo de fixação escolhido. A prótese capilar de cabelos implantados fio-a-fio se tornou popular por causa das celebridades, em termos de naturalidade é o produto mais realista disponível no mercado, mas esse tipo de prótese capilar requer o uso de fitas adesivas ou colas fortes para fixa-la com segurança ao couro cabeludo da usuária. A maioria dessas fitas, colas e adesivos podem causar irritação grave na pele, podendo ate causar complicações de imunidade enquanto a quimioterapia está em seu sistema. Qualquer especialista que diga o contrário, provavelmente não tem muita experiência em trabalhar com pacientes médicos, esse tipo de fixação é aconselhado para clientes que possuam alopecia.
-
Será que vou perder os meus cabelos depois de iniciar o tratamento de quimioterapia?
A perda de cabelos é geralmente a preocupação número das mulheres quando submetidas a quimioterapia. Sabemos que quase todas as mulheres vão perder parte ou todo o seu cabelo durante o tratamento. Diferentes drogas têm efeitos diferentes sobre cada indivíduo. Drogas mais leves normalmente causarão um afinamento de grau leve. De outro lado, sabemos que a maioria das mulheres que tomam drogas mais fortes geralmente tem uma perda de cabelo completa. Para descobrir a qual é a probabilidade de perda de cabelos, fale com o seu médico antes de iniciar o tratamento.
Alopecia
Alopecia é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pelos do corpo, é chamada de alopecia universal.
As causas:
· Androgenético: é a causa mais frequente de alopecia entre homens, mas também afeta mulheres; começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus; como o próprio nome diz, é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona;
· Areata: relacionada especialmente a fatores autoimunes e seu agravamento é influenciado pelo emocional. A alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pelos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pelos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses, porém em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal);
· Congênita: ligada a fatores hereditários, com ausência total ou parcial desde o nascimento;
· Traumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo;
· Neurótica: também chamada de tricotilomania, onde o indivíduo "arranca" os próprios cabelos conscientemente ou não;
· Secundária ou Medicamentosa: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, medicamentos como a quimioterapia;
Temos consultoras especializadas que irão ajudá-la a escolher o produto certo para as suas necessidades, seja ele para casos de calvície total ou parcial, com fixação permanente ou provisória. Trabalhamos e temos parceria com clínicas, institutos e hospitais que recomendam nossos produtos e serviços.
· Seborreica: a dermatite seborreica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema; contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos;
· Eflúvio: também chamada de deflúvio, é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres; consiste na quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar, tendo várias causas; normalmente, responde bem aos tratamentos médicos;
· Dieta pobre em ferro: Dietas que cortam o consumo de carne vermelha e vegetais fornecedores de ferro podem deixar a mulher com a carência de ferro no organismo, com isso o oxigênio não chegará em quantidade suficiente a bulbo fazendo com que os fios nasçam já enfraquecidos.
· Alérgica: pessoas alérgicas a glúten do trigo e a lactose ou caseína do leite de vaca são os mais propensos a terem calvície; essa condição de alergia se manifesta em outros sintomas, porém pouco relacionada a isso.